AMUPLAM

Município de Pejuçara


  • Endereço: Rua Getúlio Vargas, 597, Pejuçara/RS
  • Telefone: (55) 3377 1200
  • E-mail:
  • Site: http://www.pejucara.rs.gov.br

Aproximadamente no ano de 1900, inicou-se a colonização da área onde hoje está localizado o município de Pejuçara. De origem indígena, o nome significando "ventania", "terra da paz", amizade e boa comida".

O ar provinciano desta bela colônica italiana que nasceu em 1899, está na religiosidade e simpatia de sua gente. Um lugar onde as pessoas são simples e sabem receber com carinho quem os visita. O baixo índice de criminalidade tornou esta terra conhecida em todo o Brasil, pelo slogan de "Terra da Paz". Em Pejuçara, a paz e a fraternidade estão vivas nas relações das pessoas.

Seu primeiro nome foi Colônia Visconde de Rio Branco, que virou distrito de Cruz Alta. Em 1938, sua denominação foi alterada para apenas Rio Branco. Outra versão diz que Pejuçara, palavra indígena que significa "Caminho das Palmeiras ou dos Palmitos".

A primeira presença das famílias de imigrantes italianos, vindo em sua maioria das Colônias Velhas, situadas no Vale do Jacuí e na região da Serra do Nordeste. Alguns aqui chegaram através do tradicional curso migratório, vindos diretamente da Itália.

O colono fazia um pequeno desmatamento e utilizava ferramentas manuais, contando apenas com a mão-de-obra familiar para erguer um abrigo e limpar a área de lavoura.Neste lento processo, muitos homens acabaram recebendo pouco pela produção agrícola (excedente de milho), e foram trabalhar na construção de ferrovias onde a mão-de-obra era melhor remunerada. A colônia sempre cultivou produtos de subsistência que, na relação de troca por manufaturados tinham pouca valorização.



Notícias relacionadas:

18 de setembro de 2017 - 16:27 horas
19h27
Municípios da Amuplam realizam reunião com o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul- Porto Alegre-RS   Setembro/2017

Municípios da Amuplam realizam reunião com o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul- Porto Alegre-RS Setembro/2017

4 de setembro de 2017 - 15:17 horas
18h17
Assembleia Geral FAMURS-  Expo Inter Esteio/RS, 27/Agosto.

Assembleia Geral FAMURS- Expo Inter Esteio/RS, Agosto/2017

Assembleia Geral da Famurs na Expointer reúne mais de 353 prefeitos e vice-prefeitos, entre eles o Presidente da AMUPLAM, Edison Osvaldo Arnt e demais prefeitos que integram a Associação.
27 de maio de 2015 - 14:32 horas
17h32
Prefeitos da Amuplam participam da 18ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Prefeitos da Amuplam participam da 18ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

A Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) presidida pelo Prefeito de Ijuí Fioravante Ballin, integrada pelos prefeitos Gederson Mori (Bozano);…